HOMEOPATIA

A homeopatia consiste em uma modalidade médica alternativa. Ela considerada a totalidade do indivíduo e trabalha de modo à reestabelecer a energia corporal do mesmo – o que resultará no tratamento da enfermidade. A homeopatia tem como base estímulos energéticos, sendo estes provocados pela administração de medicamentos homeopáticos. Basicamente, a homeopatia é orientada por quatro diferentes princípios: experimentação em indivíduos saudáveis, lei dos ‘semelhantes’, medicamento único e doses infinitesimais. A seguir, confira para que serve a homeopatia. 

• Homeopatia: para que serve?

A homeopatia parte da crença de que o indivíduo não possui unicamente uma enfermidade, mas sim um desequilíbrio em sua carga energética que pode se manifestar das mais variadas maneiras. 

Sendo assim, o principal objetivo do médico especializado em homeopatia é reestabelecer a saúde energética do indivíduo de modo a levar a cura da doença. O tratamento homeopático é realizado com dois objetivos principais: prevenção e cura.

Saiba mais

Nos dias de hoje, a homeopatia é uma especialidade médica com mais de 2000 diferentes medicamentos. Todos eles são extraídos de componentes vegetais, substâncias minerais ou animais. A principal ‘proposta’ desta modalidade é a de estimular o bom funcionamento do sistema imunológico, além de reequilibrar as energias do corpo do indivíduo. 

Os remédios escolhidos para administração em cada paciente vão depender de seus sintomas. Vale lembrar que a prática é capaz de curar qualquer tipo de doença – algumas não só físicas, como também, emocionais. 

A homeopatia costuma ser recomendada para o tratamento de problemas ginecológicos, gastrointestinais, problemas nas vias respiratórias, alergias, problemas dermatológicos e infecções – sejam elas de origem bacteriana ou viral. 

Doenças metabólicas, como é o caso da retenção de líquidos, surgimento de úlceras, obesidade mórbida, pressão alta, prisão de ventre, cansaço excessivo, falta de ar, desânimo e até mesmo colesterol alto também podem ser tratadas por meio desta especialidade médica. 

O mesmo serve também para doenças endócrinas (como alterações na glândula tireoide, por exemplo) e para doenças crônicas, assim como rinite respiratória, reumatismo, asma, bronquite, fibromialgia e outras. 

Além disso, como já destacamos anteriormente, a homeopatia também é uma aliada na cura de doenças emocionais – o que vai desde o estresse e ansiedade até depressão. Além disso, mal-estar, dificuldade para se concentrar, síndrome do pânico, angústia, tensão nervosa, insônia e outros males psicológicos também podem ser tratados por meio da homeopatia.

Algumas enfermidades, por outro lado, não são curadas unicamente por meio da homeopatia. Esse é o caso de pacientes com câncer, diabetes ou outros tipos de distúrbios considerados mais graves. Sendo assim, em casos como este a homeopatia se torna apenas complementar aos tratamentos médicos convencionais. 

De acordo com a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) a homeopatia nada mais é do que a prática de medicina complementar e alternativa – não podendo ela ser confundida com a medicina convencional. 

No ano de 1980 a homeopatia foi reconhecida em todo o território nacional como especialidade médica pelo CFM (Conselho Federal de Medicina). Tardou um pouco até que ela também fosse reconhecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o que se deu apenas em 2006.