ARTERIOGRAFIA

A arteriografia, ou a angiografia, como também é conhecida, é o exame realizado para diagnosticar ou estudar os possíveis problemas nas artérias e veias. O exame possibilita que a parte interna das artérias e veias seja analisada, através da injeção de um contraste. Para efetuar o exame então, aplica-se uma anestesia local e introduz-se um cateter em uma artéria periférica. Na maioria das vezes, utiliza-se a artéria femoral, que fica localizada na virilha, até conseguir chegar à área que precisa ser estudada.

A arteriografia é um exame radiológico considerado minimamente invasivo, e apesar de hoje existirem vários tipos de arteriografia, a técnica utilizada em todos eles é quase a mesma. O cateter introduzido na artéria ou veia, mostra através da radioscopia, a parte do corpo que precisa ser analisada.

O exame de arteriografia é realizado para diagnosticar ou estudar casos de aneurismas, malformações arteriais, aterosclerose, ou qualquer outra doença que possa afetar o funcionamento das veias e artérias. A arteriografia, ou angiografia, também é utilizada para observar a função de alguns órgãos ou ainda, realizar coletas seletivas de sangue.

Como se trata de um exame um pouco mais delicado que os demais, é fundamental que ele seja realizado apenas por profissionais qualificados na hemodinâmica, onde se tem todos os aparelhos e equipamentos necessários para garantir a segurança do paciente. 

Saiba mais

Para realizar o exame, é preciso tomar alguns cuidados para que tudo aconteça como planejado. Antes de tudo, o paciente precisa comparecer ao local do exame com um acompanhante. É fundamental também que o paciente tenha feito jejum de 6 a 8 horas, para evitar enjoos e vômitos durante a realização do exame, e também, facilitar caso seja necessário um processo cirúrgico de urgência. Se o paciente faz tratamento com medicamentos coagulantes e metformina, que causam reação negativa em contato com o contraste, deve suspender o uso alguns dias antes de fazer a arteriografia, sob orientação médica. Pacientes que são alérgicos a qualquer tipo de componente do contraste precisam fazer um tratamento prévio antes de fazer o exame. Nos casos de pessoas que sofrem com disfunção renal, o médico deve tomar alguns cuidados especiais na utilização contraste. E, se por acaso, o paciente ter insuficiência renal crônica, ele deve fazer a diálise um dia antes do exame.

A arteriografia pode ser realizada como um exame eletivo, a fim de diagnosticar más formações nas veias e artérias, detectar ou analisar aneurismas ou aterosclerose nos mais diversos territórios orgânicos, como por exemplo, nas artérias periféricas e aorta.

Além do procedimento eletivo, a arteriografia também pode ser realizada como procedimento de urgência ou emergência. Nestes casos, o exame é feito para detectar doenças graves que afetam diretamente as artérias, como coágulos de outras partes que entopem as artérias, causando acidentes vasculares cerebrais ou embolias. O exame também pode ser feito de forma urgente nos casos de trombose, quando as paredes das artérias são entupidas por coágulo ou placas de gordura.