ENDÓCRINO

A endocrinologia é a especialidade médica destinada ao cuidado e estudo das glândulas endócrinas presentes no nosso organismo e suas respectivas secreções. Elas são as responsáveis por secretar substâncias direto na corrente sanguínea das pessoas. A endocrinologia possui ramos específicos de estudo, como a neuroendocrinologia, por exemplo.

O médico endocrinologista, por sua vez, é o médico responsável por tratar problemas nas glândulas endócrinas, que são aquelas que liberam hormônios em nosso organismo. Nem todos os problemas relacionados a essas glândulas têm cura, mas eles precisam ser controlados e ter um bom acompanhamento médico para que a harmonia do organismo seja restabelecida. Essas doenças costumam afetar o organismo como um todo, por isso o campo de atuação deste profissional é tão amplo e complexo.

Distúrbios alimentares e hormonais representam somente uma de suas atribuições. O leque mais amplo são os hormônios: crianças com problemas de crescimento devem ser avaliadas. O correto seria que todos os adolescentes, ao entrar na puberdade, procurassem um médico endocrinologista. Mesmo aqueles que não apresentam problemas com odores corporais ou pêlos pubianos precoces, o ideal é que todos sejam avaliados. Mulheres que possuem ciclos menstruais muito irregulares ou ausência de menstruação por longos períodos também se enquadram no grupo de pacientes com problemas hormonais. Homens na andropausa e mulheres na menopausa também necessitam podem ser avaliados quanto à situação de seus hormônios. 

Saiba mais

O endocrinologista também cuida de pacientes com diabetes, colesterol e triglicérides. Essas doenças são crônicas, mas quando bem controladas, evitam o desenvolvimento de outros problemas mais sérios, como renais ou cardíacos, por exemplo. Este profissional poderá fazer o acompanhamento correto para estes problemas. O excesso de peso pode originar-se de problemas com obesidade mesmo ou distúrbios da glândula supra-renal (que também apresenta outros sintomas, como pelos pelo corpo, por exemplo). Osteoporose e problemas em glândulas como hipófise e tireóide também são avaliações atribuídas a este “doutor”.

Se você é diabético, possui colesterol acima do limite considerado saudável ou seus exames da tireoide apresentaram alterações, provavelmente o próprio clínico geral que avaliar seus exames irá te encaminhar a um endocrinologista. Isso porque ele é o profissional indicado para investigar com mais precisão a origem e evolução destes problemas e indicar o tratamento correto para manter estes níveis sob controle. Boca seca e perda de peso sem causa aparente podem ser sintomas de diabetes. Assim como ganho de peso, cansaço e desânimo podem indicar hipotireoidismo. Procurar um bom profissional sempre que ocorrerem estes sintomas é uma forma de cuidar da saúde e garantir maior qualidade de vida e longevidade. 

No Brasil, para a obtenção do título de médico especialista em neurologia, é preciso que, após a graduação no curso de medicina, seja cumprido um programa de residência médica ou a realização de um estágio em alguma instituição devidamente reconhecida, bem como prestar prova aplicada pela Academia Brasileira de Neurologia.

Problemas relacionados ao metabolismo de forma geral sugerem uma visita a este médico. Ele poderá solicitar ultrassonografias e exames de sangue mais específicos, que possibilitarão conviver com essas doenças crônicas, sem que elas afetem órgãos vitais, como por exemplo, o coração, ou interfiram drasticamente na sua rotina. Um bom tratamento, aliado a uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos poderá fazer verdadeiros milagres pela sua saúde. Tudo isso com o auxílio de um bom endocrinologista.