DERMATOLOGIA

A dermatologia consiste em uma área medicinal voltada, basicamente, ao tratamento da pele. Regiões orais e genitais, unhas, cabelos e suas alterações patológicas também são estudadas e tratadas pelo profissional dermatologista. Além do tratamento, a dermatologia também trabalha no diagnóstico e na prevenção de doenças venéreas, alergias ou outros problemas causados pelo uso de cosméticos (no cabelo, pele, unhas e outras regiões) e patologias em geral capazes de alterar a função natural da pele. 

A seguir, confira quais são as principais doenças e condições tratadas pela área de dermatologia. 

Saiba mais

As aftas consistem em feridas (úlceras) na região bucal. Elas são comuns e podem surgir por uma série de razões – e principalmente pela queda da imunidade. As feridas são brancas/amareladas e aparecem solitárias ou em ‘grupos’. 

A celulite é uma condição crônica e que acomete mais de 90% das mulheres. A patologia não tem cura, é benigna e afeta principalmente o público feminino – o que inclui tanto as mais gordinhas como até mesmo as extremamente magras. 

Existem três diferentes tipos de dermatite: a dermatite de contato (inflamação mais comum nos braços, mãos e rosto), a dermatite atópica (que leva à inflamação e coceira em variadas regiões do corpo) e a dermatite de fraldas (irritação causada pelo contato com esse produto).

Todas elas são diagnosticadas e tratadas pela dermatologia.

 

A acne está entre as mais comuns doenças de pele, afetando algo como 80% dos jovens e adolescentes. 

A caspa, também conhecida como seborreia, afeta principalmente os homens e algo como 5% da sociedade. 

As estrias surgem pela super extensão de nossa pele. São comuns principalmente durante a gravidez, uso de certos remédios, após o ganho ou perda de peso repentina e pela prática de atividades físicas.

A condição acomete os cantinhos da boca, inflamando-os principalmente nas estações mais frias do ano. 

A queda de cabelo pode ser causada por diversas razões, motivo pelo qual deve ser investigada por um profissional da dermatologia. É comum tanto em homens como em mulheres. 

A enfermidade é caracterizada, basicamente, pelo surgimento de pequenas manchas despigmentadas na pele. 

A reação alérgica na pele é relativamente comum, uma vez que atinge algo como 1/5 da população mundial em alguma fase da vida. Ela é marcada por vergões avermelhados e que podem mudar de forma e tamanho com rapidez. 

A condição vascular é crônica e inflamatória. Ela é caracterizada por edemas, eritemas, pápulas e telangiectasias – que também podem estar acompanhados de nódulos ou pústulas. Exigem investigação imediata de um médico especializado em dermatologia após o diagnóstico.

A infecção também é bem comum na dermatologia, causa coceira, é contagiosa e causada por um vírus. Afeta principalmente jovens e crianças. 

A herpes simples é uma doença em que nem sempre o indivíduo terá uma lesão ativa. Ela é transmitida por vírus e, principalmente, por contato direto. A herpes zoster é decorrente e depende da reativação do vírus no organismo do indivíduo. Ela afeta principalmente os pacientes com baixa imunidade.