CLÍNICA GERAL

A medicina é uma ampla área de estudo e por isso há infinitas especialidades. Com o desenvolvimento da tecnologia e novas pesquisas, surgem novidades neste segmento a cada ano. Mas mesmo assim, a clínica geral continua sendo um dos principais pontos de partida e se mostra cada vez mais promissora e extremamente importante para a saúde das pessoas de todas as idades.
A clínica geral, como nome indica, é a área médica que estuda, avalia e trata de problemas de saúde de todo o corpo, de forma generalizada. É principalmente indicada para casos mais leves, como gripes, resfriados e principalmente naquelas situações nas quais ainda não se sabe ao certo qual é o motivo que está causando o problema ou desconforto.
Antigamente, as famílias sempre contavam com um único médico clínico geral e que era responsável pela primeira análise e diagnóstico. Durante alguns anos, esta prática ficou esquecida no Brasil, mas agora, muitas pessoas já percebem as vantagens de visitar sempre um médico clínico geral antes de buscar por um especialista.
Aliás, nos últimos anos, houve uma imensa valorização do profissional que se dedica à clínica geral, principalmente através de programas públicos voltados para a saúde da família. Alguns planos médicos também só permitem que se marque consultas com um especialista, depois de uma avaliação de um clínico geral.

Saiba mais

A principal especialidade da clínica geral e seus profissionais está no diagnóstico e na análise dos resultados. Com uma visão mais macro de toda a saúde o humana, o médico que atua como clínico geral é capaz de examinar o paciente por completo e conseguir uma visão ampla de sua condição física. E, somente depois disso, indicar para uma análise mais detalhada com um médico especialista, se necessário.

Algumas vezes, os sintomas que parecem graves, nada mais são do que a consequência de outro acontecimento do corpo, e somente um médico focado na clínica geral poderá chegar a este diagnóstico.

Ou seja, o especialista nesta área da medicina conhece todo o funcionamento do organismo a fundo, sabe compreender quais são as possíveis patologias e cruza as informações dadas pelo paciente ou as que foram encontradas em exames. 

Se o médico acompanha este paciente há bastante tempo, aumentam ainda mais as chances de um diagnóstico correto e do tratamento prévio.

A clínica geral geralmente conta com médicos altamente capacitados e experientes, que passam a acompanhar a saúde de seus pacientes de perto e são capazes de acertar mais rapidamente no diagnóstico.

Afinal, os médicos especialistas em suas áreas, costumam somente avaliar sua área de conhecimento, mas nem avaliar somente os sintomas é ter certeza da origem do problema em questão. 

A principal vantagem em buscar por um clínico é que além de focar somente em alguns sintomas, ele avalia o corpo como um todo, ouvindo o paciente com cuidado e efetuando um exame completo. Ele procura ter uma ideia geral do estado de saúde para somente depois indicar possíveis tratamentos ou a análise de outros profissionais.